Diversity washing: apreciação crítica da produção acadêmica
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O artigo objetiva avaliar a produção acadêmica concernente ao diversity washing, entendido como a comunicação mercadológica enganosa voltada à questão da diversidade nas organizações. O procedimento metodológico consistiu em uma revisão integrativa da literatura, em que se realizou um levantamento bibliométrico com uma análise crítica da produção acadêmica, mapeando as principais plataformas científicas (Capes, Proquest, Scielo, Scopus, Spell e Google Acadêmico), incluindo todos os 52 artigos retornados. Como principal resultado, constatou-se que ainda são escassos os estudos que investigam o diversity washing, indicando que tal produção não parece, de fato, consolidada, tendo em vista a predominância de estudos teóricos e o caráter mais generalista das discussões. Dentre os estudos, destacam-se apenas oito que investigaram o diversity washing de forma mais aprofundada, sendo somente três deles com delineamento empírico. Assim, contribui-se ao consolidar o estado da arte sobre o diversity washing, identificando possíveis direcionamentos para estudos futuros, em que se argumenta a necessidade de uma maior compreensão da prática, tendo em vista sua complexidade.
Palavras-chave
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e-ISSN: 1677-7387