Suporte social e organizacional no trabalho: um diagnóstico no setor bancário público e privado
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ArtigoResumo
O setor bancário vem sofrendo inúmeras transformações que implicam na aquisição de novas competências individuais, na qualificação profissional constante, em um contexto caracterizado por inúmeras pressões que contribuem com o desgaste e o desequilíbrio entre o indivíduo e seu ambiente laboral. Frente a este cenário, o suporte no trabalho emerge como um fenômeno de grande relevância, sendo o objetivo deste estudo analisar a percepção dos colaboradores e gestores do setor bancário em relação ao suporte social e organizacional no trabalho, associados as formas de contribuição, valorização e apoio recebidos pelas redes sociais e pela própria organização. Através de uma survey em profundidade, caracterizada como um tipo de pesquisa que além de valer-se da aplicação de questionários, também utiliza entrevistas pessoais para a melhor compreensão do fenômeno, foram investigados 332 colaboradores e 9 gestores, aos quais foram aplicados questionários e entrevistas elaborados a partir dos modelos EPSST e EPSO. Os resultados expõem que a maior incidência foi atribuída ao Suporte Social Informacional, enquanto a menor prioridade refere-se ao Suporte Social Emocional. Em relação ao Suporte Organizacional este apresentou o menor nível de incidência, quando comparado aos tipos de Suporte Social no Trabalho. Nesse sentido esse estudo avançou na linha de entendimento acerca dos aspectos envolvidos nas relações de trabalho associados ao suporte social e organizacional, ampliando as investigações sobre o que os próprios colaboradores entendem e como vivenciam o suporte no trabalho.
Palavras-chave
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