Estratégia de internacionalização conduzida: um estudo em redes de franquias brasileiras

Helder de Souza Aguiar, Flavia L. Consoni, Roberto Carlos Bernardes
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2014002

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Resumo

Este artigo analisa as razões que motivam franquias brasileiras a instalarem unidades fora do Brasil. Com base em entrevistas presenciais conduzidas em 2012 com 21 redes de franquias brasileiras (de um total de 88 redes internacionalizadas) observou-se a forte presença de agentes exteriores à organização impulsionando esta iniciativa. Para parte significativa das franquias brasileiras, sair do Brasil e implementar unidades no exterior segue um movimento que não é nem reativo nem proativo. O  que se observa é uma internacionalização do tipo “conduzida”, isto é, mesmo quando as empresas apresentam um alto de grau de empreendedorismo, não são os gestores das empresas que iniciam a internacionalização, mas sim agentes externos à elas.

 

 


Palavras-chave

Internacionalização de franquias; Motivação; Aprendizagem; Internacionalização conduzida


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