Estilo de liderança e desempenho criativo em equipes de telejornalismo: um estudo em emissoras de TV cearenses

Vivianne Pereira Salas Roldan, Augusto Cézar de Aquino Cabral, Maria Naiula Monteiro Pessoa, Rodrigo Bandeira-de-Mello, Sandra Maria dos Santos, Tereza Cristina Batista de Lima
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.2013022

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Artigo

Resumo

O estudo analisa a relação entre estilo de liderança e a promoção do comportamento criativo em equipes de trabalho de telejornalismo em três empresas de TVs cearenses. É de natureza qualitativa e descritiva quanto à finalidade, sendo utilizada uma estratégia mista de análise e coleta de dados. Os resultados da análise quantitativa sugerem que o estilo de liderança transformacional apresenta maior relação sobre o desempenho criativo das equipes, do que a liderança transacional. As reuniões se destacaram como a principal estratégia de liderança transacional, por meio das quais os gestores definem e acompanham o desempenho desejado pela organização, atendendo à gestão do risco criativo e operacional. Os erros não são tolerados no contexto televisivo, gerando punições. Incentivos não financeiros como treinamentos e ascensão de carreira são estratégias de recompensas ao comportamento criativo, utilizadas pelos gestores. Dentre as estratégias de liderança transformacional constatou-se o uso do empowerment e do estímulo à aprendizagem, que atende à necessidade de flexibilidade e autonomia no processo de produção dos programas jornalísticos. Apesar de todas as equipes se classificarem como “equipe dos sonhos”, buscando ir além dos resultados almejados, coexiste conflitos relacionados ao estresse, controle criativo do processo, diferenças de acesso aos recursos, poder e prestígio.

 

 


Palavras-chave

Estilo de Liderança; Desempenho criativo; Telejornalismo


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