GESTÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS (ACAFE)
Texto completo:
ArtigoResumo
A gestão ambiental é assunto relevante. A análise das práticas decorrentes da legislação da Política Nacional de Meio Ambiente, nos cursos de graduação em administração, no que se refere à capacitação de docentes, de formação de discentes, se constituiu no objetivo deste estudo. Este se realizou no total das 15 instituições de ensino superior (IES) que integram o Sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). A pesquisa foi exploratória, com método qualitativo, por meio de entrevista com os coordenadores dos cursos de administração destas IES, na primeira fase. Tornou-se descritiva, com método quantitativo, em sua segunda fase. Os resultados mostram que somente uma destas IES capacitou cinco professores para ministrar disciplina, conforme legislação vigente. Oito oferecem disciplina específica. Os coordenadores apontam cinco fatores como de influência para a realização de TCC dentro do tema: existência de disciplina, avaliação, professores capacitados, pesquisa no tema e material educativo desenvolvido pela IES.
Palavras-chave
Referências
ANDRADE, R. O. B. de; TACHIZAWA, T.; CARVALHO, A. B. de. Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento
sustentável. São Paulo: Makron Books, 2000.
ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS. Estatuto da ACAFE: registrado sob o nº 008932, às fls. 241, Livro A-42, no dia 06/01/2004, no Registro de Títulos e Documentos e
Pessoas Jurídicas. Florianópolis, 2004. Disponível
em: http://www.acafe.org.br/new/index.php?endereco=c
onteudo/institucional/estatuto.php. Acesso em:
BONILLA, J. Educação ambiental num contexto holístico como elemento básico na formação em Administração: proposta de criação da disciplina "Administração e Meio ambiente".
Disponível em: http://www.angrad.org.br/area_cientifica/artigos/&off
set=13. Acesso em: 23 jul. 2008.
BRASIL. Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. PHAD/96: perfil e habilidades do administrador, pesquisa nacional. São Paulo, dez. 1996.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm
. Acesso em 11/11/2008.
CAJAZEIRA, J. E. R. Uma reflexão sobre o futuro: gestão para a qualidade, gestão ambiental, gestão social. Parceria em Qualidade, Rio de Janeiro, v. 6, n. 25/26, p. 29-32, 1998.
CASTELLO, L. Percepção do ambiente educando educadores. In: GUIMARÃES, S. T de L. (Ed.). OLAM: ciência e tecnologia. Rio Claro. Editora: Profa. Dra Solange T. de Lima Guimarães, 2001. V.
Cd-Rom.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1988. p.44-50.
DALLACORTE, I. C. B. Percepção e educação ambiental como meio para a participação comunitária e a prática da cidadania nos processos de gestão ambiental. Revista de Estudos
Ambientais, Blumenau, v.5, n.2/3, p. 25-42, maio/dez. 2003.
DAMBROWSKI, A. As questões ambientais no ensino da administração nas instituições de ensino superior de Blumenau, SC. 81 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de PósGraduação em Administração, Centro de Ciências
Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2006.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.
DIAS, G. F.. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1993.
DREHER, M; SANTOS, T; DAMBROWSKI, A. Gestão e ambiente: a percepção dos formandos do ensino superior de administração de Blumenau, sobre as problemáticas ambientais. In: COLÓQUIO
INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 6, 2006, Blumenau. Anais... Blumenau: FURB, 2006. 1 CDROM.
FOLLARI, R. A. Algumas considerações práticas sobre interdisciplinaridade. In: BIANCHETTI, L., JANTSCH, A. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes. 1995.
GALLON, A ; MECCA, M ; COLAUTO, D. Ações sociais e ambientais estratégicas em Instituições de Ensino Superior pertencentes ao Sistema ACAFE. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE
GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL,6, 2006, Blumenau. Anais... Blumenau: FURB, 2006. 1 CD-ROM.
GONÇALVES-DIAS, S. F. L; ET AL. A inserção da temática ambiental em cursos de administração: uma tipologia para (re)pensar a formação de administradores. In: Encontro da ANPAD, 30, 2006,
Salvador-BA, Anais..., Rio de Janeiro: Associação nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, set. 2006. p 1-16
HAIR JUNIOR, Joseph et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005. 471 p.
KRAEMER, M. E. P. Gestão ambiental: um enfoque no desenvolvimento sustentável. Disponível em:
http://www.gestaoambiental.com.br/articles.php. Acesso em: 14 maio 2008.
LEFF, E. Saber ambiental. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
LOPES, J. et al. Uma abordagem do contexto educacional sob a ótica da gestão ambiental. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 5, 2005, Mar del Plata. Anais... Mar del Plata, 2005. 1 CDROM.
OKAMOTO, J. Percepção ambiental e comportamento: visão holística da percepção ambiental na arquitetura e na comunicação. São
Paulo: Mackenzie, 2002.
PAWLAK, Z.; SLOWINSKI, R. Decision analysis using rough sets. ICS Research Report, Warsaw, Poland, n. 21, 1993. (Institute of Computer Science, Warsaw University of Technology).
PEREIRA, G. R. Percepção ambiental dos educadores da Bacia do Itajaí. Revista de Estudos Ambientais, Blumenau, v.9, n.1, 65-79, jan./jun. 2007.
SCHENINI, P. C. (Org.). Gestão empresarial sócio ambiental. Florianópolis: NUPEGEMA, 2005.
SEIFFERT, M. El. B. Gestão ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas, 2007.
SILVEIRA, A. (Coord.). Roteiro básico para apresentação e editoração de teses, dissertações e monografias. Blumenau: Edifurb,
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.