Satisfação de estudantes formandos em administração de Joinville/SC com o seu curso e com sua instituição de ensino superior: aspectos relacionados ao mercado de trabalho

Emerson Wagner Mainardes, Maria José Domingues
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20100901004

Texto completo:

Artigo

Resumo

Em um mercado de ensino superior competitivo, como é o caso do Brasil, oferecer um ensino que satisfaça alunos e mercado de trabalho tem sido fundamental para atrair e reter alunos em uma instituição de ensino superior (IES). Este estudo objetivou determinar a satisfação dos atuais alunos com os aspectos da graduação em administração ligados ao mercado de trabalho nas IES de Joinville, SC. Para a realização do estudo, buscou-se estudos que tratam da satisfação de estudantes, encontrando-se 5 atributos que medem a satisfação com atributos ligados ao mercado de trabalho. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativa-descritiva junto aos alunos formandos em duas das cinco IES que oferecem o curso de administração em Joinville, SC. Aplicou-se um questionário estruturado junto a 283 formandos destas duas IES. Com os dados coletados, caracterizou-se estes formandos e identificou-se os atributos de melhor e pior desempenho quanto a satisfação dos alunos nos aspectos ligados ao mercado de trabalho. Encontrou-se também os atributos que mais contribuem para a satisfação dos alunos. Os alunos mostraram-se satisfeitos, e ressaltaram que a imagem da IES no mercado, a empregabilidade e o atendimento às necessidades dos alunos e do mercado de trabalho são essenciais para os estudantes se sentirem satisfeitos com seu curso e sua IES.

 

 


Palavras-chave

Satisfação de estudantes; mercado de trabalho; formandos em administração; instituições de ensino superior


Compartilhe


Referências


ABDULLAH, F. Measuring service quality in higher education: HEdPERF versus SERVPERF. Marketing Intelligence & Planning, v. 24, n. 1, p. 31-47, 2006.

ALVES, H. M. B. O marketing das instituições de ensino superior: o caso da Universidade da Beira Interior. 1999. 202f. Dissertação (Mestrado em Gestão) – Departamento de Gestão e Economia, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 1998.

ALVES, H. M. B. Uma abordagem de marketing à satisfação do aluno no ensino universitário público: índice, antecedentes e conseqüências. 2003, 286f. Tese (Doutorado em Gestão) – Departamento de Gestão e Economia, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 2003.

ALVES, H. M. B.; RAPOSO, M. O marketing nas universidades: um estudo exploratório sobre a satisfação dos alunos como clientes no ensino superior. Revista Portuguesa de Marketing, a. 3, n. 8, p. 67-80, 1999.

BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2001.

CHADWICK, K.; WARD, J. Determinants of consumer satisfaction with education: implications for college and university administrators. College and University, v. 2, n. 1, p. 236-246, 1987.

COLAUTO, R. D. et al. Variáveis determinantes da precificação baseada no valor: um estudo empírico em instituições de ensino superior privadas do estado de Santa Catarina. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EM AMÉRICA DEL SUR, 5, 2005. Mar del Plata. Anais... Mar del Plata, V

Colóquio Internacional sobre Gestión Universitária em América del Sur, 2005.

FRANKLIN, B. M. From “backwardness” to “at-risk”: childhood learning difficulties and the contradictions of school reform. Albany: State University of New York Press, 1994.

GASTAL, F.; LUCE, F. B. A influência da satisfação e dos custos de mudança na lealdade do cliente. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2005.

HAIR JR., J. F et al. Fundamentos e métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Disponível em .

LANZER, L. de S. Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior: um estudo de caso na Universidade do Sul de Santa Catarina. 2004, 182f. Dissertação (Mestrado em

Engenharia da Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

MAINARDES, E. W. Atração e retenção de alunos em cursos de graduação em administração das instituições particulares de ensino superior de Joinville, SC. 2007. 332f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau,

MAINARDES, E. W.; DESCHAMPS, M., DOMINGUES, M. J. C. de S. As expectativas de graduandos em administração quanto a pós-graduação na modalidade especialização In: ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 17, 2006, São Luís. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2006.

MANTOVANI, N. O. Avaliação do ensino de administração na perspectiva de egressos e dirigentes de empresas. In: ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 6, 1995, Natal. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 1995.

MELO, S. L. de; BORGES, L. de O. Transição universidade-mercado de trabalho na ótica do jovem. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2005.

NAVARRO, M. M.; IGLESIAS, M. P.; TORRES, P. R. A new management element for universities: satisfaction with the offered courses. International Journal of Educational Management, v. 19, n. 6, p. 505-526, 2005.

OLAVARRIETA, S.; OLIVA, I.; MANZUR, E. Medición de la calidad de servicios en la educación superior de negocios en Chile: un estudio comparativo de modelos SERVPERF – SERVQUAL. In: CLADEA, 38, 2003, Lima/Peru. Anais... Lima/Peru, XXXVIII CLADEA, 2003.

PALACIO, A. B.; MENESES, G. D.; PÉREZ, P. J. P. The configuration of the university image and its relationship with the satisfaction of students. Journal of Educational Administration, v. 40, n. 5, p. 486-505, 2002.

BRASIL. Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em .

REINERT, J. N.; REINERT, C. Estudante não é cliente: é parceiro. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2005.

ROWLEY, J. Information marketing: seven questions. Library Management, v. 24, n. 1/2, p. 13-19, 2003.

SEEMAN, E. D.; O’HARA, M. Customer relationship management in higher education using information systems to improve the student-school relationship. Campus-Wide Information Systems, v. 23, n. 1, p. 24- 34, 2006.

SILVA, W. R. et al. Escolha do curso de administração: uma análise comparativa entre uma instituição pública e uma instituição privada. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2005.

TONTINI, G.; SILVEIRA, A. Identificação de atributos críticos de sucesso em produtos e serviços: uma alternativa a análise de importância X desempenho. In: BALAS 2005 ANNUAL CONFERENCE, 2005, Madrid/Espanha. Anais... Madrid/Espanha, Balas 2005, 2005.

WALTER, S. A.; TONTINI, G.; DOMINGUES, M. J. C. S. Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2005.

WALTHER, E. The relationships between student satisfaction and student retention in higher education. 2000, 287f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculty of The Graduate School, The University of North Carolina, Greensboro, 2000.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.