Qualidade de Vida no Trabalho e Comprometimento com a Carreira de Diretores de Escolas Públicas

Luciana Bortoncello Lorenzetti Andrade, Erivelton Fontana de Laat, Silvio Roberto Stefano
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2018003

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Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a satisfação quanto a qualidade de vida no trabalho (QVT) e sua relação com o comprometimento com a carreira, na percepção de 410 diretores de escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná. A base teórica de QVT encontra-se em Limongi-França (1996) e a do comprometimento com a carreira em Carson e Bedeian (1994) e Magalhães (2015). A pesquisa é quantitativa e de levantamento survey, com a aplicação de questionários. Os dados foram tratados estatisticamente, através dos softwares Excel® e do Statistical Package for the Social Science® (SPSS). Realizaram-se testes de normalidade, testes paramétricos e análise multivariada. Como resultados pode-se destacar que os diretores apresentam níveis de insatisfação e neutralidade nos domínios da QVT (biológicos, psicológicos, sociais e organizacionais), apresentando menores médias para o domínio biológico (saúde). Quanto ao comprometimento com a carreira, os diretores apresentam um aspecto afetivo de significância e identificação com a carreira.


Palavras-chave

Comprometimento com a Carreira; Diretor de Escola Pública; Qualidade de Vida no Trabalho


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