Impactos do multiculturalismo na prestação de serviços logísticos no Brasil

Marcelo Alvaro da Silva Macedo, Alberto Gabbay Canen
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20070601004

Texto completo:

Artigo

Resumo

O fato dos PSL’s fazerem parte das cadeias de suprimentos faz com que aumente a preocupação das empresas-clientes em relação ao desenvolvimento de parcerias com estes, já que um serviço ruim pode comprometer a competitividade da cadeia como um todo, além de afetar as preferências dos consumidores finais. Neste trabalho, procurou-se entender se o desenvolvimento de uma abordagem de multiculturalismo era um caminho promissor para obtenção de vantagem competitiva sustentável, já que esta parece ser capaz de desenvolver nos PSL´s uma sensibilidade cultural que propicia uma melhor percepção das necessidades do cliente, uma comunicação mais eficaz e a capacidade de criar um ambiente de prestação do serviço aculturado, ou seja, que considere de forma explícita aspectos culturais relevantes para as empresas-clientes. Neste contexto, vale salientar que a maior contribuição deste trabalho reside no fato de mostrar a importância de se considerar as questões de diversidade cultural, de maneira estruturada, na prestação de serviços, especialmente, os relacionados com a logística. Os resultados mostram que ainda é necessário o desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento de sensibilidade às questões culturais, buscando, assim, a criação ou adaptação de produtos/serviços por conta de diferenças culturais.

Palavras-chave

Diversidade Cultural; Logística; Multiculturalismo


Compartilhe


Referências


CANEN, A.; MOREIRA, A. F. B. Reflexões sobre o Multiculturalismo na Escola e na Formação Docente. Campinas: Papirus, 2001.

CEL/COPPEAD/UFRJ. Os Melhores Prestadores de Serviço Logístico no Brasil. 2001, 2002 e 2003. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2004.

CHURCHILL, G. A.; PETER, P. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.

D’ANGELO, A. Cultura e Consumo: apanhado teórico e reflexões para o ensino e a pesquisa de marketing e administração. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 27, 2003, Atibaia. Anais do XXVII EnANPAD. Atibaia: ANAPD, 2003. 1 CD.

HAIR, J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.

JAIME Jr., P. Etnomarketing: antropologia, cultura e consumo. Revista de Administração de Empresa. v. 41, n. 4, p. 68-77, 2001.

MACEDO, M. A. S.; CANEN, A. G. Confiabilidade: impactos em serviços de logística. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9, 2002, Bauru. Anais do IX SIMPEP. Bauru: FEB/UNESP, 2002. 1 CD.

MACEDO, M. A. S. Confiabilidade e Questões Culturais em Logística no Brasil: a visão de prestadores de serviços logísticos. 2006. 226 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Engenharia de Produção – COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

RAVIER, V. Quem tem medo do Consumidor?. Revista Negócios. edição 42, 2001. Disponível em. Acesso em: 18 jan. 2004.

REVISTA MAIORES & MELHORES DO TRANSPORTE & LOGÍSTICA. n. 16, São Paulo: Editora OTM, 2003.

REVISTA TECNOLOGÍSTICA. Panorama do Mercado Brasilero de Operadores Logísticos. 2002 e 2003.

Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2004.

ROCHA, E.; BLAJBERG, C.; OUCHI, C.; BALLVÉ, F.; SOARES,

J.; BELLIA, L.; LEITE, M. Cultura e consumo: um roteiro de estudos e pesquisas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 23, 1999, Foz do

Iguaçu. Anais do XXIII EnANPAD. Foz do Iguaçu: ANPAD, 1999. 1 CD.

ROSSI, C. A. V.; SILVEIRA, T. Pesquisa sobre culturas nacionais: o inexorável futuro do marketing na globalização. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM

ADMINISTRAÇÃO, 23, 1999, Foz do Iguaçu. Anais do XXIII EnANPAD. Foz do Iguaçu: ANPAD, 1999. 1 CD.

TORRES, V. Novos Rumos do Estudo do Comportamento do Consumidor. 2003. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2004.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2004.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.