PESQUISA NA GRADUAÇÃO. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DOS ALUNOS: A QUALIDADE CIENTÍFICA HOLÍSTICA
Texto completo:
Artigo (Português (Brasil))Resumen
O artigo envolve uma proposta de avaliação para Trabalhos de Pesquisa Científica (TPC) na Graduação, que pode ser estendida para pesquisas feitas pelos Professores, pelas dissertações de Mestrado ou as Teses de Doutorado. Basicamente, se discute a natureza do método científico, mas se incorporam objetivos ético-sociais como inerentes e imprescindíveis à pesquisa. A interação de ambos elementos conduz a um novo conceito: “qualidade científica holística”, no qual se baseia a estrutura dos critérios de avaliação das pesquisas, num total de 24 (11 relativos aspectos científicos ou metodológicos; 08 relativos aos aspectos ético-sociais e 05 complementares). Sugerem-se pesos específicos para cada critério e através de um exemplo se mostra como classificar cada pesquisa num escala composta por seis níveis (excelente, muito bom, bom, suficiente, insuficiente e inaceitável).
Palabras clave
Referencias
BONILLA, J.A.. Relatório preliminar sobre os fundamentos do método científico, suas
limitações atuais e uma proposta para seu enriquecimento. Belo Horizonte, EPAMIG, Série
Documentos 18. 1994.
BRIEGER, F.G. Sobre a metodologia da ciência moderna experimental. Anais ESALQ 9:295-
, 1952.
BUNGE M. La investigación Científica, su estrategia y su filosofía. Barcelona, Abril, 1972.
CASTOR, B.V.J. Tecnologia apropriada: uma proposta de critérios de avaliação e sua aplicação.
Revista Administração, 18(2): 40-7. Abril/Junho, 1983.
GILLESPIE, E. The edge of objectivity: on essay in the history of scientifics ideas. Princeton,
Princeton University Press, 1981.
SCHWARTZMANN, S. Funções e metodologias de avaliação do ensino superior. Dois pontos.
:7-12, set. 1987.
SEILER, R.E. Improving the effectiness of research und development. Nova Iorque, McGrawHill.
SERVAN & SCREIBNER. O desafio mundial. Rio de Janeiro, Nova Fronteira. 1980.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.