REDE DE EMPRESAS: UMA EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
Texto completo:
Artigo (Português (Brasil))Resumen
As redes de empresas constituem uma nova forma de competir no mercado como também uma estratégia de desenvolvimento regional, através da criação de consórcios e formação de alianças estratégicas.Este artigo faz uma abordagem de redes de empresas, de alianças estratégicas através de consórcios de exportação e da experiência do Estado da Paraíba através da formação do consórcio de exportação de softwares - o Consórcio PBTECH, além de fazer uma análise da visão de três empresas de base tecnológica na participação do Consórcio de Exportação da Paraíba e suas expectativas para o futuro em termos de crescimento empresarial. O presente estudo adotou com procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica e um estudo de multi-caso de cunho descritivo e exploratório. Através da pesquisa, pode-se concluir que a formação de redes de empresas através da utilização das estratégias de consórcio de exportação apresenta vantagem competitiva, por existir na região empresas de base tecnológica como núcleo central da rede, e uma forte tendência de crescimento a partir da capacitação tecnológica preexistente na cidade de Campina Grande. O principal objetivo das empresas objeto de estudo, em participar do consórcio PBTECH foi à ampliação do mercado, a redução dos custos, a formação de um grupo de empresários e agentes multiplicadores para disseminação das tecnologias e a mudança de atitude frente à internacionalização. A integração das redes de empresas deixou de ser uma função meio para ser uma função fim, por necessidade de manter-se competitiva no mercado global na qual a sociedade da informação está inserida.
Palabras clave
Referencias
CÂNDIDO, Gesinaldo, ABREU, Aline. Os Conceitos de Redes e as Relações
interorganizacionais : um estudo exploratório. Anais ENAMPAD 2000 / CDROM.
Florianópolis, 2000.
CASAROTTO Filho, Nelson. Redes de pequenas e médias empresas e
desenvolvimento local: estratégias para a conquista da competitividade global
com base na experiência italiana. São Paulo : Atlas, 1998.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação, economia,
sociedade e cultura. 4. ed. São Paulo: Impresso Brasil, 2000.
DAEMON, Dalton. Empresas de comércio internacional : organização e
operacionalidade. Blumenau : Ed. Da Furb, 1993.
HAMEL, Gary, PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias
inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de
Janeiro: Campus, 1995.
HANSECLEVER, Lia; KUPLER David. Economia Industrial – Fundamentos
Teóricos e Práticas no Brasil. Rio de Janeiro. Campus. 2002.
PORTER, Michael. Competição = On Competition : estratégias competitivas
essenciais. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro : Campus,
SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José. Pesquisa de marketing: conceitos e
metodologia. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 1994.
ZALESKI, Neto, J. – Formação de redes flexíveis no contexto do progresso
regional, Tese de doutoramento, Florianópolis, EPS/UFSC, 1999.
APEX. Disponível na Internet no endereço http://www.apex.sebrae.br. Consulta
realizada em julho de 1999.
Consórcio Paraíba PBTECH. Disponível na Internet . Endereço
www.softech.com.br, 2003.
Parque Tecnológico de Campina Grande. Disponível na Internet. Endereço
www.paqtc.rpp.br, 2003.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.