O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE INTEGRAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Texto completo:
Artigo (Português (Brasil))Resumen
As organizações tomam decisões de desenvolvimento de produtos baseando-se em projeções que envolvem diversos elos de suas cadeias de suprimento e de valor, simulando como a organização e a cadeia em que ela está inserida vai funcionar - e ser afetada - antes, durante e após o fim da vida deste produto. Este estudo descreve os passos de um processo para desenvolvimento de produtos, as ferramentas a serem utilizadas, seu momento de aplicação e cobertura, critérios de mensuração, avaliação e análise, englobando investimentos, recursos, tempo de desenvolvimento, performance e aceitação no mercado, e expõe como as decisões tomadas com base nessa simulação, se feita de forma adequada, habilita a otimização do ciclo de desenvolvimento / comercialização de produto, diminuindo o grau de incerteza quanto ao sucesso do desenvolvimento, com o aumento da probabilidade de maximização dos retorno sobre os investimentos feitos e sustentabilidade de toda a cadeia de valor.
Palabras clave
Referencias
BAXTER. MIKE. Projeto de Produto – Guia Prático para o Design de Novos Produtos, 2ª
edição.
São Paulo: Edgard Blüncher, 2003.
GANTEWERKER, SCOTT; MANOSKI, PAULA. The Library – Not the Lab: Why it’s Important to Do
Your Homework Before Hands-on Product Development Work Begins. Food Processing, Dec 2003a
v64 i9 páginas 40-43.
GANTEWERKER, SCOTT; MANOSKI, PAULA. Don’t Get Caught in The Middle: How to
Successfully Negotiate the Intermediate and Late Stages of New Product Development. Food
Processing, Dec 2003b v64 i12 página 32-34.
INTERNATIONAL STANDARD ORGANIZATION. Quality Management Systems – Requirements.
ISO/FDIS 9000:2000. Geneva.
KOTLER, PHILIPS. Marketing Management – Prentice-Hall College Div. USA, 1999.
KRISHNAM, V.; BHATTACHARYA, SHANTANU. Technology Selection and Commitment in New
Product Development: The Role of Uncertainty and Design Flexibility. Management Science, March
v48 i3 páginas 313-349.
MACCORMACK, ALAN; VERGANTI, ROBERTO; IANSITI, MARCO. Developing Products on
“Internet Time”: The Anatomy of a Flexible Development Process. Management Science, Jan 2001
v47 i1 páginas 133-152.
MATTAR, FAUZE. Gerência de Produtos – Como Tornar seu Produto um Sucesso, 2a
. Edição. São
Paulo: Atlas, 2003 (pág 343-344).
MEYBODI, MOHAMMAD. Using Principles of Just-in-Time to Improve New Product
Development Process. Advances in Competitiveness Research, Annual 2003 v11 i1 páginas 116-
MILLER, LANDON. Concurrent Engineering Design – Integrating the Best Practices for Process
Improvement, Society of Manufacturing Engineers: Michigan, USA, 1993.
NORTON, DAVID & KAPLAN, ROBERT. Estratégia em Ação: Balanced Scorecard, São Paulo:
Campus, 1997.
OXBERRY, EVE. Rapid Fire: With ever Advancing Rapid Prototyping and Production technologies,
the Development of New Materials is as Important as that of the Management Technology Itself.
Plastics Engineering, Dec 2002 v243 i12, página 28.
PINE, B. JOSEPH. Personalizando Produtos e Serviços – Customização Maciça – A Nova
Fronteira da Competição nos Negócios. São Paulo: Makron Books, 1994.
PORTER, MICHAEL. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior. Rio
de Janeiro: Campus, 1989.
ROCHA, HENRIQUE. Análise de Impactos e Simulação dos Efeitos dos Produtos nas
Organizações e na Sociedade. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Universidade
Federal Fluminense, 2002, Niterói, RJ. Anais.
SAUAIA, ANTÔNIO. Preferências de Homens e Mulheres que Participam de Programas de
Aprendizagem com Jogos de Empresas. Revista Eletrônica de Administração, Escola de
Administração da UFRGS / PPGA. Edição 2, nº 1 v.2 - Junho de 1996.
SHULER, ERIC. Changing New Products/Process Development – Paradigms in Du Pont –Time-toMarket
Symposium Jun,1994.
SHULMAN, ROBERT. Recovery and The New Product Paradox. Brandweek, June 23, 2003 v44
i25 página 20.
SMITH, PRESTON & REINERTSEN, DONALD. Developing Products in Half the Time, USA: John
Wiley & Sons, 1997.
SOLBERG, JAMES. Integrated Manufacturing Systems: An Overview – Design and Analysis of
Integrated Manufacturing Systems, USA. The National Academy of Science, 1988.
SOUZA, Marcelo et al. Adequação Ambiental – Fábrica do Futuro. São Paulo: Editora Banas, 2000.
TOLEDO, JOSÉ & CARPINETTI, LUIZ. Gestão de Qualidade – Fábrica do Futuro. São Paulo:
Editora Banas, 2000.
TOMASKO, ROBERT. Rethinking the Corporation – The Architecture of Change. USA: AMACOM,
VERSPRILLE, KEN. Elevating CAE into the Design Process. Computer-Aided Engineering, Sep
v20 i9 página 52.
WITZENBURG, GARY. Vehicle Development View from the Trenches: A Look at the Tricks and
Tools Automakers use to Squeeze Time and Cost Out of New Product Development. Automotive
Industries, March 2003 v183 i3 páginas 40-43.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.