DE ADMINISTRADOR A GESTOR DO CONHECIMENTO: A COMUNIDADE DE PRÁTICA DESENVOLVENDO O PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO E A COMUNIDADE

Geraldo Morceli Bolzani Júnior, Marcelo Stein de Lima Sousa, Décio Estevão do Nascimento
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20020101004

Resumen

Nos estudos de desenvolvimento local, o conceito de capital social surgiu como um dos componentes essenciais dos processos de desenvolvimento de comunidades. Ao mesmo tempo, ao se afirmar como diferencial competitivo do século XXI, o conhecimento fez surgir a disciplina gestão do conhecimento que passou a trabalhar a interação social como elemento-chave na gestão do conhecimento organizacional. O Administrador, ao compreender as interações que acontecem tanto nos processos de desenvolvimento local como, principalmente, nos processos de gestão do conhecimento organizacional, no contexto de uma economia globalizada que expõe as empresas e as comunidades a uma competição cada vez mais acirrada, dominará diferenciais que irão lhe conferir capacidade de intervenção em ambientes economicamente e socialmente complexos. A competitividade nesses ambientes implica em uma integração da ação entre indivíduos, organizações e comunidades empreendedoras no que diz respeito a sua prática e identidade. O conceito de comunidade de prática (Wenger, 1998) utilizado pelos autores para a compreensão dessas questões é uma ferramenta de gestão do conhecimento que tem um histórico de aplicação de sucesso em grandes corporações como Banco Mundial, IBM e outras. Ao apresentar o conceito de comunidades de prática do ponto de vista organizacional e de interesse do Administrador, esse artigo também busca fazer, exploratoriamente, uma análise das possibilidades da aplicação do conceito como aglutinador das ações individuais, organizacionais e comunitárias dentro da perspectiva de desenvolvimento dos setores público, privado e terceiro setor.


Palabras clave

capital social; comunidades de prática, gestão do conhecimento, gestão organizacional; desenvolvimento da comunidade; terceiro setor


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