ANÁLISE DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DOS GRADUANDOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Texto completo:
Artigo (Português (Brasil))Resumen
A análise das inteligências múltiplas desenvolvida por Gardner é importante, pois possibilita conhecer os estilos de aprendizagem tanto aos docentes quanto aos discentes. O objetivo deste estudo foi apresentar os resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Regional de Blumenau (FURB) com os discentes do curso de graduação em Administração utilizando o Inventário das Inteligências Múltiplas (IIM) criado por Armstrong (2001), fazendo ainda considerações para o desenvolvimento de estratégias de ensino por parte dos docentes por meio do conceito das 8 inteligências múltiplas propostas por Gardner. A metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva, com método do tipo levantamento com dados quantitativos. Foram coletados dados com 305 discentes do curso de graduação em Administração, divididos com ênfase no curso Comércio Exterior e no curso Gestão Empresarial. A análise foi realizada por meio da teoria de análise de regressão com auxílio do software LHStat. As inteligências que mais se destacaram foram a lógico-matemática, a inteligência interpessoal e a inteligência corporal cinestésica, as inteligências que apresentaram decréscimo foram às inteligências, naturalista, musical, lingüística, espacial e intrapessoal, com isto sugere-se novas estratégias e métodos de ensino mais adequados aos docentes, com objetivo de melhorar a didática na sala de aula.
Palabras clave
Referencias
ANTUNES, C. As inteligências múltiplas e seus estímulos. 4. ed. Campinas: Papirus, 1998.
ANTUNES, C. O que mais perguntam sobre as inteligências múltiplas. Florianópolis: CEITEC, 2003.
ARMSTRONG, T. Inteligências múltiplas na sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
DALFOVO, M. S. O estudo do uso dos recursos do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no Curso de Graduação de Administração da Universidade Regional de Blumenau. 2007.136 f, il. Dissertação
(Mestrado em Administração) - Programa de PósGraduação em Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2007.
FLECK, C. F. Inteligências múltiplas e comportamento gerencial: estudo da relação entre os perfis dos coordenadores de pós- graduação das universidades federais do RS. Santa Maria:
UFSM, 2008. 159 p. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Medicas, 1994.
GARDNER, H. Multiple intelligences after twenty years. Chicago, Illinois: American Educational Research Association. Disponível em:
_years.pdf > Acesso em: 29 mai. 2008.
HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre : Bookman, 2005.
KONG, Y. A study on multiple intelligences theory and English language teaching. International Education Studies. v., n. 1, p. 133-138, 2009.
LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004.
MOKHTAR, I. A.; MAJID, S.; FOO, S. Information literacy education through mediated learning and multiple intelligences. Reference Services Review. v. 35, n. 3, p. 463-486, 2007.
MORAN, S.; KORNHABER, M.; GARDNER, H. Orchestrating multiple intelligences. Educational Leadership, v. 64, p. 22-27, 2006.
NIELSEN, Tine. Implementation of learning styles at the teacher level, Education + Training. v. 50, n. 2, p. 155-166, 2008.
PASSARELLI, B. A teoria das inteligências múltiplas aliada à multimídia na educação: novos rumos para o conhecimento. In: III Simpósio Brasileiro de Geoprocessamento, 1995, São Paulo.
Anais do III Simpósio Brasileiro de Geoprocessamento. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1995. v. 1. p. 151-
SAMPAIO, C. A. C.; MANTOVANELI JR, O. Para pensar uma nova racionalidade de tomada de decisão que promova o desenvolvimento sustentável. RAE. Revista de Administração de
Empresas, 2008. Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Blumenau, 2008. Disponível em
/Administracao%20Gestao%20Empresarial
%20%20Noturno%202003%201.PDF > Acesso em
jul. 2008.
WALTER, S. A.; FLORES, D. C.; DOMINGUES, M. J. C. de S.; LAUER, F.; SCHNEIDER, M. A. Ensinando e aprendendo a partir das inteligências múltiplas: estudo no curso de administração da
PUCPR, Campus Toledo, Paraná, Brasil. In: SILVEIRA, A.; DOMINGUES, M. J. C. de S.. (Org.). Ensino na área de administração e avaliação em Instituições de Ensino Superior. Blumenau: EDIFURB, 2006, v. 1, p. 109-130.
SILVEIRA, A. Similaridades e divergências no desenvolvimento das inteligências múltiplas de um curso de Ciências Contábeis: um comparativo entre cursos, turmas e gêneros. In: Congresso USP de
Controladoria e Contabilidade, 8. São Paulo, 2008.
Anais... São Paulo: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2008.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.