Intraempreendedorismo: Um Estudo de Caso sobre o Entendimento e a Aplicação do Termo em uma Instituição Bancária
Texto completo:
Artigo (Português (Brasil))Resumen
O objetivo deste artigo é analisar o entendimento dos funcionários de um grande banco brasileiro sobre o tema intraempreendedorismo, bem como sua aplicabilidade à empresa. Para tanto, foram efetuadas 19 entrevistas com gestores, executivos e funcionários da organização estudada. Como resultado, verificou-se que o termo intraempreendedorismo ainda é pouco conhecido na empresa, muito embora os conceitos e fundamentos ligados ao termo sejam compreendidos. A existência de diversos programas institucionais relacionados ao intraempreen-dedorismo é um forte indício de que a empresa busca valorizar e atrair cada vez mais funcionários com perfil intraempreendedor. Contudo, o entendimento sobre essas iniciativas organizacionais não é homogêneo entre as áreas. Verificou-se também que o incentivo e reconhecimento ao profissional intraempreendedor ainda é muito dependente de ações individuais dos gestores diretos.
Palabras clave
Referencias
ANDREASSI, T. Avaliação de desempenho de profissionais técnicos : um estudo de casos. 1994. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São
Paulo, 1994.
ANDREASSI, T. Empreendedorismo corporativo. GV Executivo, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 63-67, ago./out. 2005.
ANTONCIC, B. Organizational processes in intrapreneurship: a conceptual integration. Journal of Enterprising Culture, s/l, v. 9, n. 2, p. 221-235, jun. 2001.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo:como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
EESLEY, D.T.; LONGENECKER, C.O. Gateways to intrapreneurship. Industrial Management, v. 48, n.1, p.18-25, 2006.
GOOSEN C. J.; CONING, T. J.; SMIT, E.M. The development of a factor based instrument to measure corporate entrepreneurship: a South African perspective. South Africa Business Management, p. 39-51, jun. 2002.
HASHIMOTO, M. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
KNIGHT, R. M. Corporate innovation and entrepreneurship in Canada. Business Horizons, 83, 1985.
PINCHOT, G. Intrapreneuring: por que você não precisa deixar a empresa para tornar-se um empreendedor. São Paulo: Harbra, 1989.
PRYOR, A. K.; SHAYS, E. M. Growing the business with intrapreneurs. Business Quarterly, p. 43-45, Spring 1993.
RUSSELL, R. D. Developing a process model of intrapreneurial systems: a cognitive mapping approach. Entrepreneurship theory and practice, p. 65-84, Spring, 1999.
SELLTIZ, C.; JAHODA, M.; DEUTSCH, M; COOK, S. Métodos de pesquisa nas relações sociais. Editora da Universidade de São Paulo, 5. ed., São Paulo, 1975.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZAHRA, S.; COVIN, J. Contextual influences on the corporate entrepreneurship performance relationship: a longitudinal analysis. Journal of Business Venturing, v. 10, p. 43-58, 1995.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.