Quadro institucional e internacionalização: um estudo de caso da Brasil Sul Fitness no mercado argentino
Texto completo:
Artigo (Português (Brasil))Resumen
Pesquisas em temas internacionais têm ganhado significativa relevância em estudos acadêmicos. Desde o fim do século passado, o Brasil vem passando por um processo de prospecção de novos mercados, o que permite a empresas brasileiras buscarem novos mercados para transacionar, em diferentes quadros institucionais. Dentro deste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização via mercado argentino da Brasil Sul Fitness. Observou-se que a decisão de entrar em um mercado internacional pode comprometer muitos recursos da empresa, porém por outro lado traz a possibilidade da mesma buscar novas oportunidades de transacionar além das fronteiras nacionais. Esta decisão de entrar e permanecer no país hospedeiro pode variar de acordo com diversos quadros institucionais encontrados.
Palabras clave
Referencias
ABDI – Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Complementariedad productiva entre Argentina y
Brasil: Detección de Sectores Estratégicos para el Abordaje de Negocios Conjuntos, Maio de 2009.
ABDI – Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Integração produtiva: caminhos para o MERCOSUL. Disponível em:
. Acesso em: 21 mar. 2010.
ALVARENGA, S. de B.; BALESTRIN, A. Estratégias coletivas para internacionalização de pequenas e médias
empresas. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 33, 2009, São Paulo. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2009.
ARAGÃO, J. M. El arancel externo común del MERCOSUR: reflexiones a partir de aspectos parciales de la realidad brasileña. Revista de Integración Latinoamericana, n. 8, p. 3-12, 1993.
ARAÚJO JR., J. T. O programa de integração Argentina-Brasil e as tendências atuais da economia mundial. Ensaios FEE, v. 10, n. 2, p. 181-188, 1989.
BAPTISTA, L. O.; MERCADANTE, A. A.; CASELLA, P. B. MERCOSUL: das negociações à implantação. 2. ed. São Paulo: LTR, 1998.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petropólis: Vozes, 2002.
BAUMANN, R.; LERDA, J. C. A integração econômica entre Brasil, Argentina e Uruguai: que tipo de integração se pretende? In:
VERSIANI, F. R.; NEVES, R. B.; LERDA, J. C. Brasil - Argentina -
Uruguai: a integração em debate. São Paulo: Marco Zero, 1987.
BRASIL SUL FITNNES. Do Brasil para o mundo. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2009.
CANDEAS, A. W. Relações Brasil-Argentina: uma análise dos avanços e recuos, Revista Brasileira de Política Internacional, v. 48, n. 1, p. 178-213, 2005.
CATEORA, P. R.; GRAHAM, J. L. Marketing internacional. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001
CARNIER, L. R. Marketing internacional para brasileiros. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 1989.
CHTOUROU, W.; CRUZ, L. B.; DELGADO, N. A. Perfis e desafios informacionais no processo de internacionalização de PMEs. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006, Salvador. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2006.
CHRISTOPHER, M.; PECK, H.; TOWILL, D. A taxonomy for selecting global supply chain strategies. The International Journal of Logistics Management, v. 17, n. 2, p. 277-287, 2006.
COASE, R. H. The nature of the firm. Economica, v. 4, n. 16, p.386-405, 1937.
DIB, L. A.; CARNEIRO, J. Avaliação comparativa do escopo descritivo e explanatório dos principais modelos de internacionalização de empresas. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006, Salvador. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2006.
ERSIANI, Â. F.; GUIMARÂES, L. de O.; TEIXEIRA, T. C. O setor têxtil e o Mercosul: estratégias de internacionalização e gestão. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006, Salvador. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2006.
ESTRELLA FARIA, J. A. O Mercosul: princípios, finalidades e alcance do tratado de Assunção. Brasilia: MRE,1993.
FORTE, A. H. A. C.; MOREIRA, M. Z.; MOURA, H. J. de. Competitividade internacional baseada em recursos. estudo do processo de internacionalização das maiores empresas exportadoras do setor calçadista brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006, Salvador. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2006.
GARRIDO, I. L.; LARENTIS, F.; SLONGO, L. A. Estratégias de entrada em mercados internacionais e performance exportadora. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 2, 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2006.
GEMSER, G.; BRAND, M. J.; SORGE, A. Exploring the internationalization process of small businesses: A study of dutch old and new economy firms. Management International Review, v. 44, n. 2, p. 127-150, 2004.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa – tipos fundamentais. Revistas de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, jul./set., p. 10-25, 1995.
HAGE, J. A. A. As relações diplomáticas entre Argentina e Brasil no MERCOSUL: princípios de hegemonia, dependência e interesse nacional no tratado de Assunção. Curitiba: Juruá, 2004.
HIRATUKA, C. Relatório de acompanhamento setorial (número 2): têxtil e confecção. Projeto: Boletim de Conjuntura Industrial, Acompanhamento Setorial e Panorama da Indústria. Convênio: ABDI e NEIT/IE/UNICAMP. Campinas/SP: Dezembro de 2008. Disponível em: . Acesso em 22 nov. 2008.
HONÓRIO, L. C.; RODRIGUES, S. B. A internacionalização sob o foco de múltiplas perspectivas: um survey com empresas brasileiras de manufaturados. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006, Salvador. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2006.
HOLLENSTEIN, H. Determinants of international activities: Are SMEs different? Small Business Economics, v. 24, n. 5, p. 431-450, 2005.
JOHANSON, J.; VAHLNE, J. E. Management of foreign market entry. Scandinavian International Business Review, n.1, v. 3, p.9-27, 1992.
KNIGHT, F. Risco, incertezas e lucros. Rio de Janeiro: Nacional, 1972.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
MAIA, J. de M. Economia internacional e comércio exterior. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2003
MAIS, L.; AMAL, M. Instituições e internacionalização de empresas: proposição de um modelo. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 33, 2009, São Paulo. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2009.
MÉNARD, C. A new institutional approach to organization. In:
MÉNARD, C.; SHIRLEY, M. M. (eds). Handbook of new institutional economics. Boston-Dordrecht: Kluwer Academic Press, 2004.
NORTH, D. Institutions, institutional change, and economic performance. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
PIPKIN, A. Marketing internacional. São Paulo: Aduaneiras, 2000.
PORTO, M. C. L.; FLORES JR., R. G. Teoria e políticas de integração na União Européia e no MERCOSUL. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
PRETIOUS, M.; LOVE, M. Sourcing ethics and the global market: The case of the UK retail clothing sector. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 34, n. 12, p. 892-903, 2006.
RIALP, A.; RIALP, J.; KNIGHT, G. The phenomenon of early internationalizing firms: what do we know after a decade (1993-2003) of scientific inquiry? International Business Review, v. 14, p. 147-166, 2005.
RICHARDSON, R. J. (Cood.). Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
ROOT, F. R. Entry strategies for international markets. New York: Lexington Books, 1994.
SHARMA, D; BLOMSTERMO, A. The internationalization process of born globals: a network view. International Business Review, v. 12, n. 6, p. 739-753, 2003.
SCHWEIG, C.; EVANGELISTA, O. C. S.; NIQUE, W. M. Histórico das relações de integração econômica entre Brasil e Argentina e suas influências na configuração e no futuro do MERCOSUL. In: Colloque de IFBAE, 5, 2009. Grenoble. Anais... IFBAE, 2009.
THORTENSEN, V. et al. O Brasil frente a um mundo dividido em blocos. São Paulo: Nobel, 1994.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
VOSS, C. A. Alternative paradigms for manufacturing strategy. International Journal of Operations & Production Management, v. 25, n. 12, 2005.
WELCH, L.S.; LUOATARINEN, R. Internationalization: evolution of a concept. Journal of General Management, v. 14, n. 2, p. 34-55, 1988.
ZEN, A. C.; FENSTERSEIFER, J. E.; PREVOT, F. Internacionalização de empresas em clusters industriais e a visão baseada em recursos. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006, Salvador. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2006.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.