A ressignificação da formação acadêmica na construção da vida profissional

André Luis Silva, Márcia de Freitas Duarte
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20121101007

Resumen

RESUMO

Neste artigo teve-se por objetivo compreender como o elemento formação acadêmica foi transformado em uma estratégia de enfrentamento, que auxiliou os funcionários que vivenciaram, no ano de 2006, a operação de aquisição de uma instituição financeira internacional onde trabalhavam, por outra instituição nacional, a lidarem com os impactos dessa abrupta mudança no ambiente de trabalho, conseguindo, assim, ressignificar o sentido da própria carreira. A pesquisa é qualitativa, descritiva, com corte temporal seccional e perspectiva longitudinal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e interpretados à luz da técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que os funcionários lançaram mão da formação acadêmica como uma estratégia de enfrentamento frente à operação de aquisição, ressignificando, assim, o sentido da situação e da própria carreira para conseguirem permanecer trabalhando na instituição adquirente. Ou seja, surgiram novas maneiras de conceber as significações da formação acadêmica na construção da vida profissional. Aponta-se que, possivelmente, é a partir de como vem sendo realizado o processo de ensino de graduação no Brasil, que a formação acadêmica deixa de ser significada apenas como algo que assegura pré-requisitos para inserção no mercado de trabalho e/ou manutenção da carreira. Neste trabalho, a formação acadêmica se mostrou uma estratégia de enfrentamento, pela qual se faz possível superar os impactos gerados pelas transformações organizacionais.



Palabras clave

Carreira; Estratégia de Enfrentamento; Formação Acadêmica; Relações de Trabalho


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