Efeito da informação na simulação de um leilão de preço reserva
Texto completo:
ArtigoResumo
Este trabalho buscou evidenciar se a inclusão de informações sobre produtos altera substancialmente as estimativas de preços dos produtos na simulação de leilões de preço reserva. Os produtos escolhidos foram: mouse, tênis, relógio e o wice que é um refrigerador de bebidas desconhecido no mercado brasileiro. Foi testado também se uma âncora aleatória pode influenciar nas estimativas de preços, a âncora escolhida foi os três últimos dígitos da Identidade de cada participante. Como resultado encontrou-se que âncora afeta as estimativas de preços dos quatro produtos quando leiloados sem informação. A inclusão da informação aumentou significativamente os preços ofertados e diminuiu o efeito da âncora aleatória. Nos quatro produtos pesquisados ocorreu a Maldição do Vencedor, tanto nos leilões com informação quanto nos leilões sem informação.
Palavras-chave
Referências
ARIELY, D. Previsivelmente irracional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
BAZERMAN, M. H.; SAMUELSON, W. F. I won the auction but don’t want the prize. Journal of Conflict Resolution, v. 27, n. 4, p. 618-634, 1983.
BRASIL, E. Y. R.; POSTALI, F, A, S; MADEIRA, G de A. Assimetrias entre competidores nos leilões de petróleo no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 36., 2008, Salvador. Anais... Rio de
Janeiro: ANPEC, 2008.
MATTOS, C. Licitações da ANP, Petrobrás e a “maldição do vencedor”. In: SALGADO, L. H.; MOTTA, R. S. da. Marcos regulatórios no Brasil: incentivos ao investimento e governança
regulatória. Rio de Janeiro: IPEA, 2008.
SILVA, C. A. T. Vitória de Pirro. 2007. Disponível em:
/01/vitria-de-pirro.html#links>. Acesso em: 13 jun. 2009.
VANZAN, D. M. O fenômeno da maldição do vencedor em leilões: um estudo experimental. 2004. 88 f. Dissertação (Mestrado em
Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
VARIAN, H. R. Microeconomia: princípios básicos Rio de Janeiro: Campus, 2006.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.