Formação estratégica: as políticas públicas a partir das práticas

Jackeline Amantino de Andrade
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20111001004

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Artigo

Resumo

Este artigo parte do entendimento que políticas públicas se assemelham ao conceito de estratégia e apesar desta temática ser normalmente identificada à realidade das empresas defende-se que a noção de estratégia também permeia à administração pública. Parte do pressuposto de que o desenvolvimento das abordagens em estratégia aporta uma inerente contribuição para a compreensão das políticas públicas. Esse entendimento é particularmente significativo considerando a superação das bases clássicas do planejamento estratégico de cunho prescritivo e a necessidade de compreensão de processos relativos à prática estratégica.  Este artigo se organiza além da seção introdutória em outras cinco seções. Na primeira são tratadas as abordagens estratégicas especificamente considerando a clássica e a processualista abrindo a análise da estratégia como prática dada a sua pertinência a concepção de formação de políticas públicas. Na segunda busca-se contribuir conceitualmente para análise do “fazer estratégico” trazendo o aporte da teoria do ator-rede (TAR). Na terceira, é apresentada a metodologia de pesquisa relativa à análise de uma política específica. Na quarta, uma política pública é analisada a partir do traçado de atores ao produzirem translações que sustentam estratégias emergentes ao processo de sua formação. Finalmente, a última seção apresenta as conclusões relativas ao argumento ora apresentado


Palavras-chave

Estratégia; políticas públicas; teoria do ator-rede


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