A influência das redes sociais na inovação: um estudo de caso em uma incubada do Centro Incubador Tecnológico – CIT/FUNDETEC

Jaiane Aparecida Pereira, Maurício Reinert
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.2013015

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Artigo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como os processos de formação e evolução das redes sociais influenciaram a inovação de uma empresa incubada do Centro Incubador Tecnológico CIT/FUNDETEC, desde a fundação até o ano de 2011. Para alcançar o objetivo proposto, o referencial abordou discussões sobre redes sociais, condições iniciais de fundação, processos empreendedores de pós-fundação e inovação. Foi realizada uma pesquisa qualitativo-descritiva, utilizando-se do estudo de caso como desenho de pesquisa, com recorte longitudinal. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com o fundador da empresa incubada. Para análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo com auxílio do software Atlas.ti. Os resultados demonstram a importância das redes tanto na formação quanto na evolução da empresa, provendo recursos e informações que auxiliam na criação e no desenvolvimento da inovação. O estudo evidencia também a importância da reputação do fundador para adquirir legitimidade à empresa e os benefícios da incubadora no seu período inicial de incubação.


Palavras-chave

Inovação; Redes Sociais; Incubadas


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