Aspectos estratégicos e relacionais das alianças do tipo joint-venture: o caso de dois fabricantes da indústria automobilística
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a formação de joint-ventures de dois fabricantes da indústria automobilística, compreendendo aspectos estratégicos e relacionais destas alianças. A pesquisa caracterizou-se por ser um estudo de casos múltiplos, qualitativo e exploratório, onde foi possível realizar uma melhor compreensão das duas subsidiárias nacionais e suas respectivas joint-ventures localizadas nos Estados Unidos (EUA), Alemanha, México e Egito. A coleta dos dados foi feita por meio da observação participante e roteiro de entrevista semi-estruturado. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Dentre os resultados, foi identificado como primordial para o sucesso da implementação deste tipo de aliança, a realização de um detalhado estudo de viabilidade que deve anteceder a formação da joint-venture, seguido de um alinhamento entre os interesses das sócias. As adaptações aos aspectos culturais aparecem como um ponto forte para a sobrevivência das joint-ventures. As informações obtidas neste estudo convergem com a teoria estudada e conduzem a novas oportunidades de pesquisas relacionadas ao tema.
Palavras-chave
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