Redução da Escala Tendência Empreendedora Geral (TEG-FIT) a partir do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) e Teoria da Resposta ao Item (TRI)

Luis Anunciação, Sérgio Roberto da Silva, Fernando de Almeida Santos, J. Landeira-Fernandez
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2018008

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Resumo

A taxa de empreendedorismo no Brasil apresenta-se crescente, o que gera necessidade de medir essa habilidade de forma objetiva e padronizada. Um dos instrumentos que apresenta crescente utilização em pesquisas brasileiras é a Tendência Empreendedora Geral (TEG), proposta por Caird, na década de 1990. No entanto, tendo em vista que essa escala é composta por 54 itens, sua extensão inibe sua utilização em diversos contextos. Posto isso, o objetivo deste trabalho foi o de desenvolver uma versão reduzida dessa escala preservando suas características essenciais. Metodologicamente, duas etapas foram empregadas: inicialmente, especialistas em empreendedorismo (juízes) avaliaram o conteúdo e a facilidade de entendimento dos itens e, em seguida, as respostas foram modeladas por um modelo de 2 Parâmetros Logísticos (2PL) da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizando os dados de 147 participantes. A versão final consistiu em uma escala suficientemente unidimensional, que mede o empreendedorismo por 19 itens dicotômicos e que foi chamada de TEG-FIT. O presente estudo oferece um novo instrumento para medida do empreendedorismo.


Palavras-chave

Empreendedorismo; Teoria de Resposta ao Item; Psicometria; Administração


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