O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE INTEGRAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Henrique Martins Rocha
DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20040301003

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Artigo

Resumo

As organizações tomam decisões de desenvolvimento de produtos baseando-se em projeções que envolvem diversos elos de suas cadeias de suprimento e de valor, simulando como a organização e a cadeia em que ela está inserida vai funcionar - e ser afetada - antes, durante e após o fim da vida deste produto. Este estudo descreve os passos de um processo para desenvolvimento de produtos, as ferramentas a serem utilizadas, seu momento de aplicação e cobertura, critérios de mensuração, avaliação e análise, englobando investimentos, recursos, tempo de desenvolvimento, performance e aceitação no mercado, e expõe como as decisões tomadas com base nessa simulação, se feita de forma adequada, habilita a otimização do ciclo de desenvolvimento / comercialização de produto, diminuindo o grau de incerteza quanto ao sucesso do desenvolvimento, com o aumento da probabilidade de maximização dos retorno sobre os investimentos feitos e sustentabilidade de toda a cadeia de valor.


Palavras-chave

Cadeia de Suprimentos; Competitividade; Desenvolvimento de Produtos


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