A empresarização do sagrado: um estudo sobre a estruturação de igrejas protestantes

Julio Cesar de Santana Gonçalves, Antonio Roberto Coelho Serra, Carlos Everaldo Silva Costa
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.20070602010

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Resumo

No âmbito da Teoria das Organizações, este trabalho tem como objetivo discutir de que forma o fenômeno da empresarização das organizações está relacionado à estruturação organizacional de igrejas evangélicas pertencentes ao protestantismo histórico, pentecostal e neopentecostal em Santa Catarina. Descrevem-se os elementos que caracterizam o fenômeno de empresarização nessas igrejas e os seus processos de estruturação organizacional nos últimos dez anos. Trata-se de um estudo qualitativo multicaso, cuja coleta de dados foi feita a partir da observação direta, de entrevistas e da análise documental. Os dados primários foram tratados mediante análise de conteúdo e os dados secundários, por meio da análise documental. Evidencia-se que o processo de empresarização se desenvolveu pontualmente em diferentes estágios e intensidades dentro de cada igreja investigada. Todas as três organizações apresentaram indícios de adequação aos parâmetros empresariais considerados neste trabalho.

Palavras-chave

Empresarização ; Estruturação organizacional ; Igrejas Evangélicas


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